29 de janeiro de 2008

NTTV – Tom Sawyer



Estes foram, sem dúvida, dos desenhos animados que mais marcaram a minha pacata infância. Tom Sawyer e Huck Finn formavam um cativante par de rebeldes que bem contrapunham a minha faceta calma e bem comportada. Adorava pensar que podia ter excitantes aventuras nas margens do Mississipi e que a belíssima Peggy lá estaria no fim para me beijar e para fazer corar as minhas bochechas, nesse fenómeno incontrolável e que ainda hoje gera momentos hilariantes ou, em alguns casos, embaraçosos.

“Sonharás que és um pirata
Sobre uma fragata
Sempre à frente de um bom grupo
De raparigas e rapazes
Tu andas sempre descalço
Tom Sawyer
Junto ao rio a passear
Tom Sawyer
Mil amigos deixarás
Aqui e além
Descobrir o mundo viver aventuras”

A música do Tom Sawyer é, ainda hoje, interruptor de uma mola que logo leva nostálgicos irremediáveis com idade para ter juízo a saltar por qualquer pista de dança improvisada, arriscando alguns – eu confesso que adoro – correr “à Tom Sawyer”, ou seja , todo inclinado para trás e com os joelhos e os pés a elevarem-se, numa complicada coreografia, até ao ponto mais alto possível. Não posso dizer que seja de execução fácil, será talvez o equivalente a um duplo emprachado nos exercícios de solo – muito bonito de ver mas complicado de executar.